TROMBOSE VENOSA E ANTICONCEPCIONAL - Clínica Ederson Biscotto

16 ago TROMBOSE VENOSA E ANTICONCEPCIONAL

Trombose venosa profunda ( TVP) é uma obstrução de uma veia , geralmente da perna decorrente de um coágulo ( trombo). Este trombo, caso seja desprendido do vaso, pode percorrer várias partes do corpo e desenvolver doenças graves como embolia pulmonar, infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral ( derrame).
Felizmente estes eventos são raros. A incidência de trombose na população feminina em geral é em torno de 3,7/100.000 mulheres-ano. Nas usuárias de
anticoncepcionais, onde a coagulabilidade do sangue está aumentada, esta incidência sobe para 7,5 a 10/ 100.000 mulheres -ano, dependendo do tipo de hormônio.
Fatores como idade acima de 35 anos, tabagismo, história pregressa e familiar de trombose e trombofilia ( doenças de distúrbio de coagulação), obesidade, doenças cardiovasculares , viagens longas e longo período acamada podem aumentar o risco de desenvolver a doença .
A Gravidez e o Período Pós-parto também são fatores de risco para trombose devido à ativação dos fatores sanguíneos de coagulação e a estase venosa ( a circulação sanguínea das pernas fica mais lenta devido ao grande aumento do útero ). Sua real incidência é desconhecida, variando de 3 a 20 casos por 10000 gestações, com risco relativo em torno de 5 ( considerando a gravidez isoladamente). Nas Gestações de Alto Risco como na Pré-eclâmpsia, estas taxas são mais elevadas.
Mas enfim, o quê desejam as mulheres? Elas desejam menstruar sem dor, menstruar na hora que quiserem, não ter TPM ( tensão pré-menstrual) , engravidar na hora certa, previnir doenças graves como câncer uterino ( do endométrio) e do ovário. Desejam sentir-se mais femininas e belas através da diminuição da acne ( espinhas) e dos pêlos e tratar doenças como síndrome dos ovários micropolicísticos e endometriose. Tudo isso é possível ser alcançado através do uso dos anticoncepcionais hormonais.
Portanto, o planejamento familiar com uma boa avaliação dos riscos e benefícios de cada método contraceptivo, a preparação adequada para a gestação, alimentação saudável e a prática de atividades físicas são essenciais para o bem estar de nossas mulheres.

TPV 02