IMPLANTAÇÃO EMBRIONÁRIA - Clínica Ederson Biscotto
17259
post-template-default,single,single-post,postid-17259,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

02 jan IMPLANTAÇÃO EMBRIONÁRIA

A implantação do embrião na parede uterina é o resultado de uma seqüência bem orquestrada de eventos, incluindo adesão celular, invasão e mecanismos reguladores imunológicos, alguns dos quais controlados por processos genéticos e pelos hormônios ovarianos.
Dentre as moléculas que estão presentes no endométrio durante a fase de implantação, chamados de biomarcadores, destacamos a mucina-1 (impede a adesão do blastocisto às áreas endometriais com pobres chances de implantação) , as citocinas ( atraem o blastocisto para o local de implantação ideal) e as caderinas ( fixam o embrião ao endométrio).
A receptividade uterina inadequada é responsável por 2/3 das falhas de implantação, e o próprio embrião é responsável por 1/3 dessas falhas.

implantacao-02
Propõe-se que a implantação do embrião seja um processo bem definido e preciso, no qual vários fatores entram em jogo um após o outro, permanecendo em estreita colaboração. É bastante surpreendente que durante a maioria dos dias do ciclo menstrual, o endométrio é essencialmente hostil para o embrião. Um esforço fisiológico importante é assim necessário pelo endométrio de modo a reverter esta condição paradoxal.
Com exceção do suporte da fase lútea pela administração de progesterona, nenhum outro tratamento mostrou evidências de ser eficiente no aumento das taxas de implantação ou de gravidez. A pesquisa futura, portanto, deve ser direcionada para decifrar as características funcionais, e não morfológicas, da receptividade endometrial. O conhecimento adquirido a partir dessa linha de pesquisa certamente ajudará os pesquisadores no desenvolvimento de medidas terapêuticas específicas que otimizarão a implantação do embrião, mas também levarão ao desenvolvimento de novos e melhores métodos anticoncepcionais.

implantacao-03

 

 

 

 

 

 

 

fonte: http://humupd.oxfordjournals.org/content/12/6/731.full.pdf

Dr. Ederson Biscotto
contato@clinicaedersonbiscotto.com.br