Dúvidas frequentes sobre os anticoncepcionais - Clínica Ederson Biscotto
17265
post-template-default,single,single-post,postid-17265,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-7.7,wpb-js-composer js-comp-ver-4.7.4,vc_responsive

30 nov Dúvidas frequentes sobre os anticoncepcionais

Você sabia que a pílula é um dos métodos contraceptivos mais utilizados no mundo inteiro?
É um método bastante comum mas ainda assim, muitas dúvidas podem surgir! Por isso, vamos esclarecer algumas aqui abaixo:

  1. Pílula engorda?

Ainda que o ganho de peso esteja entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam Anticoncepcional Comprimido Oral (ACOs), estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro. Uma pesquisa recente avaliou a variação de peso de 128 mulheres em uso de ACOs durante quatro meses e descobriu que 72% das pacientes não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período.

2.  A Pílula aumenta o risco e surgimento de varizes?

Os ACOs possuem diversos efeitos sobre o sistema cardiovascular e é possível que estejam envolvidos de alguma forma no desenvolvimento de teleangiectasias (pequenos vasinhos superficiais), mas as pesquisas produziram resultados controversos até o momento, não podendo atribuir ás pílulas o surgimento de varizes.

3.  A Pílula pode causar algum sintoma?

Alguns efeitos podem surgir nos primeiros meses de uso de pílula, como sangramentos vaginais irregulares, dores nos seios, sensação de inchaço e uma discreta alteração do humor. Porém, a maioria deles tende a melhorar após os primeiros meses de uso. No entanto, se houver piora de algum sintoma é importante que o seu ginecologista seja consultado.

4.  A Pílula pode ser usada no tratamento da endometriose?

Os ACOs são parte do tratamento para os sintomas da endometriose. O melhor contraceptivo e a melhor maneira de fazer o uso dele para esta doença deve ser avaliado pelo ginecologista.

5. A Pílula alivia as cólicas menstruais?

O anticoncepcional, na maioria das mulheres ( 80% das vezes) , ajuda a aliviar as cólicas menstruais, também conhecidas como dismenorreia. Isso porque o contraceptivo leva a uma suspensão da ovulação e a cólica menstrual é menos frequente em mulheres que não ovulam.

6. Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param?

geralmente não, mas mulheres que usam contraceptivos podem levar um tempo maior para engravidar do que as que não usam nenhum método hormonal. Isso porque o retorno à ovulação pode não ser logo no primeiro mês após a parada.

7. É normal ter um sangramento irregular quando está usando a pílula?

Sim, principalmente nos primeiros três meses de uso do anticoncepcional. Com os medicamentos atuais, aonde a quantidade de hormônios é muito pequena, essa queixa é mais frequente. Esse sangramento geralmente é em pequena quantidade antes do final da cartela. A eficácia da pílula não está diminuída se este sangramento estiver ocorrendo e geralmente ele cessa espontaneamente.
O importante é que a pílula deve continuar a ser tomada normalmente mesmo durante este sangramento, até o final a mulher está iniciando o uso da pílula ou trocou de um contraceptivo com maior dosagem de hormônio para um com dosagem menor, e normalmente melhora após alguns meses. Se o sangramento irregular persistir, o ginecologista deve ser consultado.

8. Após o início da primeira cartela da Pílula, quando se inicia a proteção contra a gestação?

A primeira cartela do contraceptivo deve ser iniciada no primeiro dia da menstruação. Dessa maneira a mulher já estará protegida contra gestação a partir do primeiro mês de uso da pílula.

9. Se tiver relações sexuais durante a pausa do contraceptivo há risco de engravidar?

Se o uso do contraceptivo foi correto durante todo o mês, sem esquecimento de comprimidos, a proteção se mantém inclusive na semana de pausa.

10. Como saber qual é o período fértil quando se usa pílula Anticoncepcional?

Não há período fértil quando está usando o anticoncepcional, uma vez que o efeito deste medicamento é justamente inibir a ovulação.

11. Mesmo usando a Pílula sem esquecimento há risco de engravidar?

Com o uso correto do contraceptivo, o risco de uma gestação é extremamente baixo, sendo considerado um método muito seguro ( 99,9%). Utilizar a pílula diariamente, sem grandes alterações de horário e sem esquecimento é a melhor recomendação para evitar a gestação.

12. O uso de Anticoncepcional pode diminuir a quantidade do sangramento menstrual?

Sim, e esse é um dos bons efeitos do uso da pílula. Geralmente, mulheres que usam o anticoncepcional tem uma diminuição do volume do sangramento na menstruação. Muitas vezes, esse sangramento é muito pequeno, do tipo mancha, na semana de pausa de pílula. Poucas mulheres podem referir o aumento do fluxo menstrual com o uso do medicamento, mas isso não é o comum.

13. Pode acontecer de não menstruar durante a semana de pausa do Anticoncepcional?

Sim, pode. Algumas mulheres tem uma redução tão grande do volume da menstruação que até acontece de não sangrarem na semana de pausa. Se o uso do medicamento foi feito de maneira correta durante a cartela, o risco de gestação é muito baixo. Muitas vezes isso é um fator de preocupação para a mulher, sendo recomendada a consulta ao médico ou a realização de um exame de gravidez.

14. Usar contraceptivo ajuda a melhorar a pele?

Sim, podem ajudar. Os ACOs reduzem os níveis sanguíneos de androgênios (hormônios que são responsáveis pelo aparecimento de alguns tipos de acne e oleosidade da pele) e, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne. Por outro lado, em algumas raras mulheres a acne pode ser um efeito colateral da pílula.

15. Certos medicamentos podem alterar a eficácia do Anticoncepcional?

Sim, mas são muito poucos. Alguns medicamentos anticonvulsivantes (utilizados no tratamento de diversas formas de epilepsia) podem diminuir a eficácia dos ACOs. Além desses, alguns tipos de antibióticos podem afetar a absorção do anticoncepcional. Por esse motivo é muito importante que o médico seja informado de todos os medicamentos que esteja tomando para que ele possa orientar o uso corretamente.

16. Mulheres que usam pílula tem maior risco de câncer de mama e de útero?

Até o momento, os estudos não verificaram nenhuma relação entre o câncer de mama e o uso de pílulas anticoncepcionais. Em relação a outros cânceres ginecológicos como o de ovário e de endométrio, já se sabe que as mulheres que fizeram uso de pílula tem uma menor incidência destes tipos de tumores.
Já no caso do câncer de colo de útero, que é causado na maioria das vezes pela infecção do vírus HPV, pode estar mais presente em mulheres que usam pílula. Isso pode ser atribuído ao fato de que mulheres que usam contraceptivo oral usam menos preservativo (camisinha) e por isso estão mais expostas ao vírus HPV.

17. É recomendado fazer interrupção do Anticoncepcional de tempos em tempos?
Não é recomendado realizar nenhuma interrupção do uso do contraceptivo e isso até é uma prática desaconselhada pelos médicos nos dias de hoje, uma vez que muitas gestações indesejadas podem ocorrer nesta interrupção. Só é recomendado interromper o uso da pílula se a mulher quiser engravidar, quiser mudar de método ou não necessitar mais da proteção contraceptiva da pílula.

Dr. Ederson Biscotto
contato@clinicaedersonbiscotto.com.br